O acúmulo de alertas de desmatamento na Amazônia Legal foi de 2.416 km² no primeiro semestre de 2023. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (30) pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Vale lembrar que ainda faltam sete dias para o fechamento dos dados. Caso confirmado oficialmente, o número destacado se tratará do terceiro menor para o período em toda a série histórica do Deter, iniciada há oito anos.
Leia mais: Mega-Sena acumula e próximo vencedor pode receber R$ 43 milhões
Moraes mantém prisão de Mauro Cid, que presta depoimento à PF nesta sexta (30)
Em comparação ao primeiro semestre de 2022, quando o Poder Executivo ainda estava sob o comando de Jair Messias Bolsonaro (PL), os dados atuais mostram uma queda de 39% nos indicadores.
O Deter não corresponde aos dados oficiais de desmatamento, mas serve como uma espécie de “alerta” para a situação da Floresta Amazônica.
A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro, e engloba nove estados do país. São eles: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
REDES SOCIAIS