A aproximação de um ciclone extratropical fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) subisse o nível de alerta em parte do país. Nesta quinta-feira (12), a região Sul está sob alerta laranja, que representa "perigo" para tempestades. No Rio Grande do Sul, a chuva deve ultrapassar os 100 milímetros.
Meteorologistas apontam que a região metropolitana de Porto Alegre pode sofrer com ventos fortes, chegando a 110 km/h. A recomendação é para que os moradores das regiões por onde o ciclone deve circular se cadastrem no serviço de recebimento de alertas da Defesa Civil.
Leia também: Bolsonaro presta depoimento à PF nesta quarta (12) por suposta trama golpista
Preparador físico do Universitario é detido por racismo após a partida
Para a realização do cadastro, basta encaminhar por SMS o CEP da sua residência para o número 40199. As mensagens servem de prevenção no caso de ocorrências graves e são enviadas sempre que for necessário.
Veja a cronologia da previsão da passagem do ciclone:
Quarta-feira (12): os ventos se intensificam durante a tarde e a noite atingindo até 110km/h no leste do Rio Grande do Sul e na parte de serrana do estado.
Quinta-feira (13): a intensidade do ciclone se mantém no Rio Grande do Sul, mas ele se desloca, atingindo Santa Catarina, onde deve provocar ressaca na faixa litorânea. A ressaca se desdobrará entre Laguna (SC) e a Campos dos Goytacazes (RJ), com ondas de até 4 metros.
Sexta-feira (14): uma massa de ar frio começa a atuar no Sul, com previsão de geada em vários pontos e temperaturas próximas a zero nas serras gaúcha e catarinense
Sábado (15): os ventos chegam ao Rio de Janeiro e, apesar de perder intensidade, devem ser fortes no litoral do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Nesta data, em São Paulo, há previsão de geada no sul do estado e na Serra da Mantiqueira.
REDES SOCIAIS