Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução / Twitter @NASA
Reprodução / Twitter @NASA

O robô explorador Perseverance, da Nasa, encontrou matéria orgânica em Marte. Apesar de não terem sido divulgados muitos detalhes, a descoberta é significativa, já que o robô foi lançado em 2020 com o propósito de buscar vestígios de vida no planeta vermelho.

A informação sobre o achado foi publicada na revista científica "Nature" nessa quarta-feira (12). Entretanto, a publicação não revelou exatamente qual ou quais moléculas foram encontradas. Em 2022, a Nasa divulgou que o mesmo robô encontrou sinal de possível vida microbiana em Marte.

Leia também: Copa do Brasil 2023: Grêmio e Flamengo fazem uma das semifinais

Insegurança alimentar afeta 1 em cada 3 brasileiros, diz ONU

O material encontrado na Cratera Jezero, onde o Perseverance pousou em 2021, sugere que o ciclo geoquímico de formação do planeta é mais complexo do que se pensava. Especialistas apontam que as hipóteses mais aceitas para explicar esse achado são: a interação entre a água e a rocha, depósitos de poeira interplanetária ou colisão de meteoros.

O projeto pretende não apenas entender melhor a formação e evolução inicial do astro, como também analisar a história dos processos geológicos que moldaram Marte ao longo do tempo e interpretar cientificamente o potencial do planeta já ter hospedado vida.

O telescópio James Webb, por exemplo, detectou pela primeira vez no espaço uma molécula de carbono, componente essencial para a formação de vida.