O Governo Federal confirmou que o programa ‘Voa Brasil’, que irá oferecer passagens aéreas a partir de R$ 200, será lançado no mês de agosto. A proposta tem como principal objetivo fomentar o turismo no país, que foi altamente afetada com a pandemia da Covid-19.
Os primeiros a serem beneficiados pelo programa serão aposentados e pensionistas do INSS. Na segunda etapa, servidores públicos que ganham até R$ 6,8 mil e estudantes do FIES.
Para participar, será obrigatório o cadastro no aplicativo do programa. Cada pessoa poderá comprar até quatro passagens por ano. A venda será de responsabilidade das companhias aéreas.
Leia também: Celso Sabino inicia trabalhos frente ao Ministério do Turismo
“Ele consegue através de um aplicativo, ou de uma solução tecnológica, identificar quem são as pessoas que estão no cadastro único do governo, quem são os aposentados. Quem foi que viajou nos últimos doze meses. Então, isso torna a gestão desse recurso mais facilitada”, explica Cristiana Helena de Mello, professora de economia de ESPM.
A estimativa do governo é comercializar 1,5 milhão de bilhetes aéreas por mês. Já aderiram ao programa Gol, Latam e Azul.
“Essa é uma proposta que tá sendo feita num contexto em que as empresas tem um custo fixo altíssimo, e não tão conseguindo otimizar. Então, ela é muito bem-vinda. Vamos ver quanto tempo a gente consegue manter essa oferta”, completa Mello.
REDES SOCIAIS