Em decisão expedida pelo ministro Benedito Gonçalves na última terça-feira (18), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou o Google em R$ 60 mil.
A determinação se deu pela falta de informações sobre impulsionamentos durante a eleição presidencial do ano passado por parte da empresa.
Impulsionamentos são os anúncios destacados mediante pagamento. O emissor paga a plataforma para que sua mensagem seja mostrada a mais usuários, basicamente.
Caso o Google ainda não apresente os dados pedidos pela Justiça mesmo depois de três dias, a companhia será submetida a uma multa diária de R$ 50 mil.
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A decisão faz parte de uma ação aberta pela campanha de Jair Messias Bolsonaro (PL) contra a chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ganhou a disputa em 2022.
Na ocasião, o ex-presidente da República acusou o atual chefe do Executivo de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação durante o processo eleitoral.
A coligação que perdeu a eleição alega que a campanha vencedora teria pagado R$ 90 mil para impulsionar uma peça irregular de propaganda eleitoral no Google Ads.
O grupo de Lula teria investido o valor em questão para que resultados favoráveis ao seu candidato fossem mostrados antes do que os desfavoráveis, segundo a acusação da campanha de Bolsonaro.
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