O Roda Viva recebe o cientista e professor Silvio Meira nesta segunda-feira (24).
Durante o programa, Meira afirma que, atualmente, as redes sociais estão “em crise” e “em um ponto de transição”.
“Parte significativa do que financia as redes sociais são os recursos de marketing, e o retorno desse investimento deixou de justificar os recursos postos em redes sociais para uma gama imensa de pessoas que quer anunciar nelas, no modelo antigo de anúncio”, comenta.
“As redes estão em crise, parte do fato das redes estarem em crise é que levou o meta, por exemplo, a dizer que ia virar o metaverso, que foi para lugar nenhum. É uma combinação de não estar mais funcionando como rede social com querer sair desse conflito regulatório, quase que imediato, (...) de responsabilização das redes sociais por causa de um conjunto de manipulações que elas fizeram com seus algorítmos, que levaram a consequências como a invasão ao Capitólio, por exemplo”, completa.
Participam da bancada Adriana Salles Gomes, diretora editorial das revistas HSM Management e Mit Sloan Management Review no Brasil; Francisco Brito Cruz, diretor executivo do Internetlab; Daniela Braun, repórter do Valor Econômico; Raphael Hernandes, repórter especial da Folha de S.Paulo especializado na cobertura de tecnologia, inteligência artificial e cibersegurança e Sérgio Spagnuolo, diretor do Núcleo Jornalismo.
As ilustrações do programa ficam a cargo de Fausto Bergocce, cartunista e ilustrador com obras que transitam entre o desenho, pintura, colagem e fotografia, integradas às HQs.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS