O advogado Cristiano Zanin, de 47 anos, tomou posse nesta quinta-feira (3) como o mais novo ministro do Supremo Tribunal Federal. Ele é o mais novo a ocupar uma cadeira na Corte.
Zanin ocupa a cadeira de Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano. Ele ficará à frente do STF até 2050, quando completará 75 anos. Serão 28 anos como ministro da Corte.
Leia mais: CPI do 8 de janeiro aprova quebra de sigilo telefônico de Mauro Cid
O novo ministro foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem foi advogado na Lava Jato, e aprovado pelo Senado Federal, em junho.
Além da presença do mandatário, a posse de Zanin contou com a presença dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), dos presidentes de tribunais superiores: Maria Thereza Assis Moura, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), e Joseli Parente Camelo, do STM (Superior Tribunal Militar). Os ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello também estiveram no evento.
Zanin é o primeiro a ser indicado por Lula neste mandato. Ainda neste ano, o presidente deverá escolher outro nome à Corte, no lugar de Rosa Weber, que o cargo em setembro.
Leia também: Polícia Federal prende suspeito de ser o maior devastador da Amazônia
REDES SOCIAIS