O Roda Viva desta segunda-feira (14) entrevista Michael Sandel, professor de filosofia política na Universidade Harvard, nos Estados Unidos.
Durante o programa, Sandel defende um replanejamento das polícias como medida de combate à violência, principalmente contra grupos minoritários.
“Só dessa forma poderemos dar passos significativos em direção a uma verdadeira democracia multirracial. Os agentes do Estado não podem cometer violências excessivas e desproporcionais contra populações negras e minorias”, afirma.
O #RodaViva recebeu o professor de Harvard Michael Sandel. O autor de “O descontentamento da democracia” debateu a cultura da violência, que ele diz ter relação direta com a força policial.
— Roda Viva (@rodaviva) August 15, 2023
"Isso cria uma cultura que legitima e difunde a violência", afirma.#TVCultura pic.twitter.com/0J7N7fOOSC
De acordo com ele, a violência de agentes do Estado contra grupos minoritários cria uma cultura que “legitima e difunde” mais violência.
Participam da bancada de entrevistadores Gabriela Prioli, mestre em Direito Penal pela USP e apresentadora do programa Saia Justa, da GNT; Thiago Amparo, professor na Faculdade de Direito da FGV-SP e colunista da Folha de S.Paulo; Paula Miraglia, doutora em Antropologia e diretora-geral do Nexo Jornal e da Revista Gama; Juliana Wallauer, roteirista, apresentadora e co-fundadora da plataforma Mamilos de Diálogo e Joel Pinheiro, filósofo, economista e colunista da Folha de S.Paulo.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS