Dezenas de voos foram cancelados ou adiados no aeroporto de Catânia, no leste da ilha da Sicília, na Itália, devido à erupção do vulcão Etna, que ocorreu na última segunda-feira (14). A reabertura aconteceu no início desta terça (15), mas as operações ainda não estão completamente normalizadas. Este é o segundo maior aeroporto da região e realiza operações domésticos e internacionais.
Leia mais: Greve é suspensa e Metrô de São Paulo opera normalmente nesta terça-feira (15)
O Etna é o vulcão com mais atividade da Europa e as autoridades italianas dizem que entrou em uma fase de “pré-alerta”. A erupção já diminuiu, mas grande parte da Catânia tem cinzas nas ruas. O prefeito Enrico Trantino proibiu o uso de motocicletas até quarta-feira (16) e restringiu os motoristas a dirigir até 30 km/h.
Leia também: Número de mortos em decorrência do incêndio no Havaí sobe para 96
O caos ocorreu um dia antes do maior feriado nacional da Itália, o Ferragosto, comemorado nesta terça-feira. Tem origem na festa romana do imperador Augusto, que permitia um dia de descanso após meses de trabalho agrícola, mas foi ressignificado pela Igreja Católica como celebração da Assunção de Maria.
REDES SOCIAIS