Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

A segunda superlua de agosto acontecerá nesta quarta-feira (30). Esta é a primeira vez em cinco anos que duas superluas aparecem em um mês, raridade que astrônomos não esperam encontrar novamente antes de 2037. A primeira aconteceu em 1º de agosto.

Na data, o satélite estará a 357.181 quilômetros da Terra. Em média, a distância entre eles é de cerca de 384.400 quilômetros.

Leia mais: Engenheiro responsável pela Faixa Azul em São Paulo é demitido da CET

Quase um terço dos brasileiros precisam complementar a renda, diz pesquisa

O fenômeno acontece quando a lua está em seu perigeu, ponto da órbita de máxima aproximação da Terra. Neste momento, é possível observa-la até 14% maior e 30% mais brilhante, de acordo com o Observatório Real de Greenwich, no Reino Unido.

Apesar do nome, a coloração do astro se mantém branca. O "azul" é a denominação que astrônomos dão à ocorrência de duas luas cheias no mesmo mês. Dessa forma, é possível haver uma lua azul que não seja "super" e vice-versa.

Pelo horário de Brasília, a partir das 22h35 do dia 30, a lua estará cheia e o fenômeno poderá ser observado, caso o céu não esteja nublado.

A próxima superlua será em 29 de setembro, enquanto a próxima lua azul está prevista para 31 de maio de 2026.