O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança nesta quinta-feira, 31, o plano Brasil Sem Fome em Teresina, no Piauí. O objetivo do programa é acabar com a insegurança alimentar no país. A medida, além disso, tem como compromisso tirar o país do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030.
Leia mais: Com dois vetos, Lula sanciona o novo arcabouço fiscal do Brasil
O evento contará com a presença de representantes dos 24 ministérios que compõem a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN).
Ao todo, o plano integra um conjunto de 80 ações e políticas públicas para alcançar cerca de 100 metas traçadas. São três eixos centrais, de acordo com Valéria Burity, secretária extraordinária de Combate à Fome, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
O Plano Brasil Sem Fome tem como metas reduzir ano a ano as taxas totais de pobreza e reduzir a menos de 5% o percentual de domicílios em insegurança alimentar grave.
O relatório Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI) da ONU, divulgado em julho deste ano, mostra o Brasil tem 21 milhões de pessoas que não têm o que comer todos os dias, 70,3 milhões em insegurança alimentar e 10 milhões de pessoas desnutridas no país.
Leia também: São Paulo prorroga campanha de vacinação contra a gripe até 15 de setembro
REDES SOCIAIS