A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou na última terça (29) imagens capturadas pelo telescópio James Webb. As fotos revelam uma galáxia em formato de redemoinho a 27 milhões de anos-luz de distância da Terra.
Com detalhes inéditos, cientistas da ESA esperam que as observações do telescópio possam ajudar a elucidar como a energia emanada pelas estrelas no ambiente ao redor contribui para a formação de novas estrelas.
Leia mais: São Paulo prorroga campanha de vacinação contra a gripe até 15 de setembro
Receita Federal disponibiliza o quarto lote de restituição do Imposto de Renda
Na nova imagem, as partes vermelhas mais escuras mostram as regiões da galáxia que são quentes e onde moléculas complexas se aglomeram em pequenas partículas de poeira, emitindo luz. Já as partes laranja e amarela são onde o gás foi ionizado por estrelas recém-formadas.
A fotografia na verdade é uma combinação de duas imagens separadas. Uma capturada pela câmera principaldo telescópio, na região de luz infravermelha-próxima (da luz visível), e a outra por seu instrumento de luz infravermelha-média. As duas lentes oferecem diferentes perspectivas sobre o objeto ao decodificar os sinais de luz que não são visíveis ao olho humano.
📷 This new NASA/ESA/CSA James #Webb Space Telescope image shows the grand design spiral galaxy M51. This is a composite that integrates data from Webb’s NIRCam and MIRI instruments 👉 https://t.co/wn03TJruF6
— ESA (@esa) August 29, 2023
(You can see the separate NIRcam and MIRI observations on the link… pic.twitter.com/4oqcO70JLU
REDES SOCIAIS