A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta terça-feira (5) um estudo sobre a prevalência do papilomavírus humano (HPV) em homens, revelando que um em cada três jovens com mais de 15 anos está infectado com ao menos um tipo genital do vírus.
De acordo com o artigo publicado no periódico The Lancet Global Health, 31% da população masculina global estava infectada com algum tipo de HPV. Os dados foram coletados entre 1995 e 2022. Além disso, 21% dos jovens com mais de 15 anos apresentam infecção por tipos de alto risco ou causadores de câncer.
Leia mais: Feriado deve ocasionar quase 3 milhões de veículos nas estradas paulistas
Jarbas Vasconcelos anuncia aposentadoria e renuncia ao cargo de senador
O HPV é sexualmente transmissível e é precursor, principalmente, de câncer de colo do útero, mas pode causar outros tipos. Em homens, pode ser assintomático, mas também gerar verrugas na região anal e genital, que aumentam a possibilidade de infectar outras pessoas durante o ato sexual.
O câncer de colo do útero é o terceiro mais frequente entre mulheres no Brasil e, no mundo, é responsável por mais de 340 mil mortes por ano. A vacinação é a melhor forma de prevenir a doença, já que os preservativos não conseguem bloquear o contato com as lesões. As doses são disponibilizadas gratuitamente no SUS para meninas de 9 a 14 anos, de meninos de 11 a 14 anos e de pessoas imunossuprimidas de até 45 anos.
REDES SOCIAIS