Após duas tentativas frustradas, Lula se reúne com primeiro-ministro da Arábia Saudita
Mohammad bin Salman havia desmarcado um eventual encontro entre os dois no último sábado (9)
10/09/2023 14h55
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com Mohammad bin Salman neste domingo (10). Os chefes de Estado estão em Nova Délhi, capital da Índia, para o encontro da cúpula do G20, grupo formado por ministros de finanças e chefes de bancos centrais das nações que têm as 19 maiores economias do mundo, bem como os membros da União Europeia (UE).
O presidente do Brasil e o primeiro-ministro da Arábia Saudita nunca haviam se encontrado pessoalmente anteriormente.
Vale lembrar que uma eventual reunião entre os dois foi frustrada duas vezes. O primeiro desencontro aconteceu no mês de junho em Paris, capital da França, quando o petista cancelou a presença em um jantar oferecido pelo príncipe herdeiro. O segundo se deu ontem, quando a delegação saudita alegou uma “situação de urgência” e desmarcou o compromisso com o brasileiro.
Leia mais: Após transplante do coração em São Paulo, Faustão recebe alta médica
Governo inclui R$ 14,9 bilhões para a prevenção de desastres naturais no novo PAC
Com o Brasil na presidência rotativa dos Brics - grupo formado inicialmente por Rússia, Índia, China, África do Sul e o próprio Brasil -, Lula resolveu dar boas-vindas ao novo integrante do bloco de países emergentes.
No final de agosto, os Brics receberam seis novos membros: Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.
Bin Salman foi quem presenteou Jair e Michelle Bolsonaro, ex-presidente e ex-primeira-dama do Brasil, respectivamente, com joias. Diante da não declaração dos objetos à Receita Federal, o caso se tornou um escândalo nacional e, a família, alvo de investigações.
REDES SOCIAIS