"Permaneceremos juntos na luta contra o imperialismo", diz Kim Jong-un em encontro com Putin
Os líderes da Coreia Popular e da Rússia se reuniram nesta quarta-feira (13)
13/09/2023 09h34
Kim Jong-un e Vladimir Putin se encontraram nesta quarta-feira (13). A reunião aconteceu na base de lançamento espacial de Vostochny, localizada no extremo sudeste russo e próxima à fronteira do país com a China.
“O exército e o povo russos certamente obterão uma grande vitória na luta sagrada pela punição de um grande mal que reivindica hegemonia e alimenta uma ilusão expansionista”, destacou o líder da Coreia Popular.
"Tenho certeza de que permaneceremos juntos na luta contra o imperialismo", completou Kim. Segundo o presidente da Rússia, ele ainda visitará Vladivostok e as fábricas civis em Komsomolsk.
Leia mais: BNDES emprestará R$ 1 bilhão ao Rio Grande do Sul, anuncia Lula
Novos ministros do Esporte e dos Portos e Aeroportos tomam posse nesta quarta (13)
A reunião entre os dois líderes orientais durou aproximadamente quatro horas. Outro ponto abordado foi uma possível ajuda de Moscou a Pyongyang na produção e no lançamento de satélites.
Kim desembarcou no país na última terça-feira (12). A última viagem internacional que ele havia feito aconteceu em 2019, também ao território russo. Na época, houve um colapso nas negociações da Coreia Popular com os Estados Unidos, que queriam o desarmamento nuclear dos asiáticos.
Na época, Kim e Donald Trump chegaram a se encontrar na zona desmilitarizada que fica entre as "coreias". Vale lembrar que as nações têm, respectivamente, cerca de 30 e mais de 1,4 mil ogivas nucleares.
REDES SOCIAIS