Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Agência Brasil
Reprodução/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (15) que voltará a editar, ainda em setembro, a convocação para ocupação de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), interrompida desde 2021. A nova oferta contempla cerca de 60 mil vagas e é destinada a estudantes já matriculados em instituições de ensino superior participantes do Fies.

Os inscritos serão classificados com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, os prazos de inscrição e os critérios exigidos para participar do processo seletivo serão divulgados até outubro, por meio de um edital do MEC.

Anteriormente, a ocupação das vagas remanescentes se dava por ordem do registro da inscrição no sistema. Entretanto, a novidade é que, nas próximas edições, os inscritos serão selecionados de acordo com a classificação de suas notas no Enem, podendo utilizar os resultados dos exames a partir de 2010.




Leia também: Uber é condenada a contratar todos os motoristas e pagar R$ 1 bi por danos morais

Outra mudança é que todas as mantenedoras de instituições de ensino superior privadas poderão participar do próximo processo seletivo, independentemente de terem participado de edições do Fies já realizadas neste ano.

Os prazos e critérios para participação das instituições de ensino serão divulgados em edital previsto para ser publicado até o final do mês.

Criado em 1999, o Fies oferta vagas para que os estudantes possam financiar os seus estudos em cursos de graduação em instituições não gratuitas, desde que os cursos obtenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Leia também: João de Deus é condenado a mais 118 anos de prisão por crimes sexuais