O Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran), vai premiar os municípios brasileiros que cumprirem as metas de redução de acidentes previstas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Até 2030, a meta é reduzir em 50% o número de feridos e mortos nas vias do país.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18) em evento, em Brasília, que abriu a Semana Nacional do Trânsito e também por meio de um comunicado do Ministério dos Transportes.
Foto: Divulgação/MT
“Vamos cobrar dos municípios, mas também vamos premiar aqueles que atingirem as metas”, afirmou Adrualdo Catão, secretário nacional de Trânsito.
De acordo com levantamento da Senatran, quase 80% das mortes registradas no trânsito em todo o Brasil estão concentradas em cerca de 20% dos municípios brasileiros, o que corresponde a 1,2 mil cidades, sendo a maioria com mais de 30 mil habitantes.
Também participaram da abertura representantes de instituições ligadas ao trânsito, como DNIT, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e de secretarias estaduais e municipais de trânsito.
Além disso, no mesmo período, é realizada a Semana Nacional da Mobilidade, que visa celebrar o Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro). A finalidade, segundo comunicado do governo, é promover uma reflexão sobre os problemas que o uso excessivo de veículos podem causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.
O que é a Semana Nacional de Trânsito?
Instituída em 1997 pelo artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito ocorre anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. O objetivo é promover um trânsito mais seguro por meio da conscientização de condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres.
REDES SOCIAIS