O Roda Viva entrevista Patrícia Villela Marino nesta segunda-feira (18). A advogada e empresária já foi eleita pela Forbes como uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil. Ela também é uma das grandes defensoras da revisão da Lei de Drogas no Brasil e entusiasta do uso medicinal da maconha.
Durante a entrevista, ela defende a indicação de uma mulher negra a uma vaga no Supremo Tribunal Federal. Em outubro, a vaga ocupada pela ministra e atual presidente da corte, Rosa Weber, ficará vaga devido à sua aposentadoria.
“Seria maravilhoso. É nesse momento que nós começamos a fazer reparação efetiva, colocando no mais alto nível do nosso judiciário uma mulher negra e com saber jurídico”, afirma.
De acordo com Patrícia, o Brasil precisa de “mulheres que entendam de mulheres” nos mais altos níveis de tomada de decisão.
“Se essa mulher ainda for uma representante de toda uma história de silenciamento e de escravismo (...) vai ser o sonho dos sonhos”, comenta.
Ao relatar seu trabalho social com detentas do sistema prisional, a empresária diz que mulheres em cargos de decisão tendem a se compadecer em maior nível com situações precárias enfrentadas por outras mulheres.
Participam da bancada de entrevistadores Fernanda Mena, repórter especial da Folha de S. Paulo; Denis Russo Burgierman, editor-chefe do Greg News; a jornalista e socióloga Lia Rizzo; Natacha Cortêz, editora-chefe da Marie Claire e Pedro Borges, editor-chefe da Alma Preta.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
REDES SOCIAIS