A sonda da Nasa carregada com material do asteroide Bennu, que pode explicar a formação do sistema solar e possíveis origens da água no planeta, deve pousar neste domingo (24) no deserto de Utah, em uma área do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
Leia mais: Quatro tumbas romanas de 2.000 anos são descobertas na região da Faixa de Gaza
A Nasa acredita que a sonda tenha coletado uma amostra de cerca de 250 gramas de material, muito acima do inicialmente previsto na missão.
TOUCHDOWN! The #OSIRISREx sample capsule landed at the Utah Test and Training Range at 10:52am ET (1452 UTC) after a 3.86-billion mile journey. This marks the US's first sample return mission of its kind and will open a time capsule to the beginnings of our solar system. pic.twitter.com/N8fun14Plt
— NASA (@NASA) September 24, 2023
O pouso é aguardado com expectativa pela comunidade científica, pois esta amostra inédita pode desvendar uma história de mais de 4 bilhões de anos.
Após sua decolagem, a sonda Osiris-Rex recolheu pequenos pedaços de pedra e poeira do asteroide Bennu em 2020. Este material pode dar indicações sobre "o início da história do nosso sistema solar", enfatizou o diretor da agência espacial norte-americana, Bill Nelson.
Leia também: Mega-Sena: apostador de Lucas do Rio Verde (MT) vence prêmio de R$ 40,4 milhões
REDES SOCIAIS