O Roda Viva recebe Marcos Pereira nesta segunda-feira (25). O deputado federal também é presidente nacional do Republicanos. Excepcionalmente, Rodrigo Piscitelli apresenta o programa hoje.
A reforma ministerial feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) colocou um filiado do partido no Ministério de Portos e Aeroportos.
No programa, o presidente do partido fala sobre aborto. O tema voltou a ser discutido após o Supremo Tribunal Federal (STF) colocar o assunto em pauta. Na última semana, a presidente da Corte, ministra Rosa Weber, votou a favor da descriminalização do aborto até a 12ª semana de gravidez.
O julgamento está paralisado no momento após o ministro Luís Roberto Barroso pedir destaque no julgamento, ou seja, mais tempo para analisar o tema.
“Mais de 76% da população não aprova [o aborto], então, o Congresso não vai legislar sobre esse tema. A minha opinião é manter o que está no Código Penal e na Legislação atual”, afirma.
Um levantamento realizado pelo Instituto Ipsos, divulgado no último dia 23, aponta que, enquanto 43% dos brasileiros são contrários à legalização do aborto, 39% são favoráveis. Diante da margem de erro do estudo, que é de 3,5 pontos percentuais, o resultado pode ser considerado um empate técnico.
Com relação ao ano passado, houve uma redução de nove pontos percentuais no índice de entrevistados que apoiam a legalização do procedimento.
Participam da bancada de entrevistadores Guilherme Caetano, repórter do jornal O Globo, Igor Gadelha, colunista do Portal Metrópoles, Anna Virginia Balloussier, repórter especial da Folha de S. Paulo, Ricardo Corrêa, coordenador de Política em São Paulo no Estadão, e Clarissa Oliveira, analista de Política da CNN Brasil.
Assista ao programa completo:
O programa vai ao ar, ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais: X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
REDES SOCIAIS