O Aeroporto Internacional de Guarulhos, o GRU Airport, receberá nos dias 27 e 28 de setembro, das 9h às 15h, a 3ª edição da campanha de doação de sangue em parceria com a Fundação Pró-Sangue, o Hospital Stella Maris e a Prefeitura de Guarulhos.
“É uma campanha que reforça a importância da doação e o elo de solidariedade, para ajudar a manter em níveis adequados os estoques nos hemocentros”, ressalta Admilson Reis da Silva, diretor de operações do GRU.
Desde a primeira edição, em 2021, a campanha ganha força e mobiliza um maior contingente de pessoas para a doação de sangue voluntária. No total, foram mobilizados 428 candidatos, que contribuíram com o abastecimento de mais de 80 instituições de saúde da rede pública da região metropolitana do estado de São Paulo.
“As ações de doação de sangue realizadas no aeroporto vêm se consolidando. Ao longo dessa trajetória, percebe-se um aumento crescente da participação de colaboradores que se fidelizaram à causa”, conta Sandra Esposti, médica responsável pelo Programa de Coleta Externa da Fundação Pró-Sangue.
Leia também: UFSJ presenteia Papa Francisco com obra sacra produzida por escultor mineiro
A iniciativa busca engajar não somente os colaboradores das empresas organizadoras do evento, como também a população que está de passagem pelos terminais do aeroporto.
Aberta ao público, a coleta de sangue acontecerá no Terminal 2, no auditório do Check-in B. O estacionamento para os doadores de sangue é no bolsão Standard do Terminal 2, com gratuidade nas duas primeiras horas durante os dois dias da campanha.
Para tanto, basta retirar na cancela o ticket do estacionamento, que deverá ser apresentado junto com o voucher de participação na campanha, no guichê índigo, no desembarque oeste do Terminal 2.
Leia também: Mega-Sena pode pagar até R$ 3 milhões no sorteio desta terça-feira (26)
Requisitos para doação de sangue
O candidato deve verificar os requisitos básicos para a doação, sendo os principais: estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.
Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja apto novamente.
Vale lembrar que as viagens podem trazer alguns impeditivos. Quem viajou para estados brasileiros onde há prevalência de malária, deve aguardar 12 meses após o retorno. Já aqueles que vieram do exterior geralmente têm um período de inaptidão de 30 dias após retornar ao país. Mais informações sobre esse assunto podem ser encontradas no site da Pró-Sangue.
Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem. Todas estas informações encontram-se disponíveis no site da fundação. Para demais dúvidas, é possível ligar para o Alô Pró-Sangue: (11) 4573-7800.
REDES SOCIAIS