Eleições: Argentina realiza primeiro debate presidencial neste domingo (1º)
Na Argentina, desde 2016, os debates presidenciais são obrigatórios por lei para aqueles que obtiveram mais de 1,5% dos votos nas primárias
01/10/2023 16h42
A Argentina realiza neste domingo (1º) o primeiro dos dois debates presidenciais antes da eleição, prevista para acontecer em 22 de outubro.
Leia mais: Gleisi Hoffmann respira espontaneamente e conversa após passar por cirurgia no coração
Na Argentina, desde 2016, os debates presidenciais são obrigatórios por lei para aqueles que obtiveram mais de 1,5% dos votos nas primárias, por se tratar de “um bem público incorporado ao processo eleitoral”, segundo o presidente da Câmara Nacional Eleitoral, Alberto Ricardo Dalla Via.
Veja os principais candidatos à Presidência da Argentina:
Javier Milei
O candidato de extrema-direita Javier Milei, do partido La Libertad Avanza, surpreendeu indicadores que apontavam para o enfraquecimento de sua candidatura e foi o vencedor das primárias argentinas, com mais de 7 milhões de votos.
Apesar da surpresa, o nome de Milei não passou despercebido na campanha. O economista estourou na mídia com sua “turnê pela liberdade” e se destacou principalmente por sua atuação fora da política: seu desempenho como jogador de futebol e sua passagem pela música.
Patricia Bullrich
A ex-ministra da Segurança da Argentina Patricia Bullrich venceu o prefeito de Buenos Aires, Horacio Larreta, nas primárias eleitorais do país e é quem vai disputar a Presidência, em outubro, pela coligação Juntos por el Cambio.
Sergio Massa
Atual ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa teve apoio do presidente Alberto Fernández e da vice Christina Kirchner para concorrer à Presidência.
Leia também: Mega-Sena: Ninguém acerta as seis dezenas e prêmio acumula em R$ 29 milhões
REDES SOCIAIS