"Vamos conseguir a licença", diz Prates sobre exploração da Petrobras na Foz do Amazonas
Em maio, o Ibama vetou o pedido da empresa para realizar uma perfuração de teste no mar
02/10/2023 22h45
O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (2) Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, que nasceu em 1953 e completa 70 anos em outubro.
A maior empresa do país é conhecida por altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, que possibilitaram a descoberta e exploração de recursos na camada do pré-sal.
No programa, o presidente da empresa fala sobre um tema que vem causando polêmica nos últimos meses, que é a instalação de uma sonda de perfuração na bacia da foz do rio Amazonas para explorar petróleo na região. Prates responde qual é o plano B caso a licença não seja aprovada.
“Os planos B’s fazem parte da vida de uma empresa de Petróleo. Nesse caso, do Foz do Amazonas, eu tenho certeza que a gente vai conseguir a licença, com todos os requisitos, porque foi licitado em um leilão federal”, diz.
Em maio, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vetou o pedido da Petrobras para realizar uma perfuração de teste no mar, a 179 km da costa do Amapá. Segundo o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, a solicitação apresenta “inconsistências preocupantes” para uma operação segura em área de “alta vulnerabilidade socioambiental”.
“Todo o processo de cuidado e de simulado de operação vai dar certeza ao Ibama atual que a Petrobras é o melhor operador capaz de fazer essa operação com segurança total”, complementa Jean Paul Prates
Participam da bancada de entrevistadores Mônica Ciarelli, chefe da sucursal do Estadão e Agência Estado no Rio de Janeiro, Mariana Durão, repórter da Agência Bloomberg no Rio de Janeiro, Mônica Scaramuzzo, repórter especial do Valor Econômico, Juliana Rosa, comentarista de Economia do Grupo Band, e Nicola Pamplona, repórter da Folha de S. Paulo.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
REDES SOCIAIS