Presidente da Petrobras assume ocorrências de casos de abuso dentro da estatal
No Roda Viva, Jean Paul Prates fala sobre a criação de uma política de governança para coibir violências desse tipo dentro da empresa
03/10/2023 00h04
O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (2) Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, que nasceu em 1953 e completa 70 anos em outubro.
No final do programa, a apresentadora Vera Magalhães aborda o anúncio feito pela estatal no começo do ano sobre a criação de uma política de governança para coibir práticas de abusos, sobretudo sexual, dentro da empresa.
“Houve, de fato, um período de esmagamento e de maus-tratos das pessoas na Petrobras. No dia da mulher, fizemos um vídeo interno celebrando o data e com uma mensagem minha dizendo: ‘Nós não vamos tolerar a violência contra a mulher e o assédio sexual na Petrobras’. Depois desse dia, abriu-se uma caixa de pandora de pessoas reprimidas dentro da empresa que tinham medo de denunciar abusos sofridos. A partir desse dia, houve um salto gigante de denúncias”, aponta.
Na sequência, o presidente da estatal cita algumas das medidas criadas pela empresa para melhorar o combate a esses ocorridos.
“Imediatamente criamos, além do canal de denúncias, um canal de acolhimento e fizemos um treinamento intensivo sobre a apuração de casos. Também diminuímos o período de apuração que era de 180 dias para 60 dias. [...] Agora, inclusive, temos colocado cotas nos nossos concursos acima do que a lei obriga para tirarmos o prejuízo histórico”, conclui.
Participam da bancada de entrevistadores Mônica Ciarelli, chefe da sucursal do Estadão e Agência Estado no Rio de Janeiro, Mariana Durão, repórter da Agência Bloomberg no Rio de Janeiro, Mônica Scaramuzzo, repórter especial do Valor Econômico, Juliana Rosa, comentarista de Economia do Grupo Band, e Nicola Pamplona, repórter da Folha de S. Paulo.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS