Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, afirmou que a Rússia e o Hamas são "o mesmo mal" durante videoconferência da Assembleia Parlamentar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira (9), em Copenhagen, Dinamarca.
"A única diferença é que uma organização terrorista atacou Israel, e aqui foi um estado terrorista que atacou", Zelensky comparou Moscou e o grupo Hamas, referindo-se à invasão russa ao país do leste europeu.
De acordo com ele, jornalistas israelenses que viram a guerra na Ucrânia "agora veem a mesma coisa em seu país".
Leia mais: Israel afirma ter reestabelecido o controle das regiões localizadas nos arredores da Faixa de Gaza
Historiadora explica interferência dos EUA nas ditaduras latino-americanas: “está tudo documentado”
O chefe de estado também acusou o Irã de estar envolvido tanto na guerra contra a Rússia quanto no ataque a Israel. Para ele, o país islâmico "não pode dizer que não tem nada a ver com o que se passa em Israel se os seus líderes declaram apoio [ao Hamas]".
A Assembleia Parlamentar da OTAN em Copenhagen se iniciou na última sexta-feira (6) e se encerrou nesta segunda-feira (9), com reforço do compromisso da aliança com Kiev.
Os países membros anunciaram na reunião que "logo" entregarão jatos do modelo General Dynamics F-16 às forças militares ucranianas, além dos "armamentos no valor de dezenas de bilhões de dólares" já fornecidos, de acordo com o secretário-geral adjunto da OTAN, Mircea Geoana.
Israeli journalists who have been here in Ukraine, in Bucha, are now saying that they saw the same evil where Russia came. The same evil. And the only difference is that there is a terrorist organization that attacked Israel, and here is a terrorist state that attacked Ukraine.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) October 9, 2023
REDES SOCIAIS