No Dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado nesta quinta-feira (12), a cidade de Aparecida espera receber cerca de 250 mil pessoas. Localizado no Vale do Paraíba, o município abriga o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, maior templo católico do Brasil e a maior igreja do mundo em celebração à figura de Maria.
De acordo com comunicado do Governo do Estado de São Paulo, o número representa mais de 10% dos viajantes que visitam o território paulista no feriado prolongado.
De quinta (12) a domingo (15), a projeção é de que as viagens aos 645 municípios paulistas deverão atrair 2,3 milhões de pessoas, movimentando mais de R$ 4 bilhões.
Vale destacar que a cidade de Aparecida é considerada o principal destino do turismo religioso de São Paulo e um dos mais procurados por fiéis na América Latina. No local, são realizadas romarias e celebrações em homenagem à santa padroeira do Brasil.
A ocupação média das hospedagens está em 72%, enquanto nas 11 cidades que integram a chamada “Região da Fé” esse número chega a 78%. O circuito reúne destinos nos municípios de Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Lagoinha, Lorena, Piquete, Potim, Tremembé e Roseira.
Leia também: Voo com mais de 200 brasileiros deixa conflito em Israel com destino ao Rio de Janeiro
Turismo em São Paulo durante o feriado
Ainda segundo o comunicado do governo estadual, outro destaque é o “Caminho da Fé”, rota que reúne mais de 50 cidades paulistas. Uma delas é o município de Águas da Prata, também conhecido pelo ecoturismo e belezas naturais. Lá, a ocupação hoteleira no feriado é estimada em 95%.
Em cidades que oferecem atrações para viagens em família, como Brotas e Olímpia, e em municípios do Distrito Turístico de Serra Azul, que incluem Itupeva, Louveira, Jundiaí e Vinhedo, também são esperadas ocupações elevadas, com hotéis registrando a marca de 81%.
A situação deve ser semelhante em cidades do interior e litoral com programações especiais para a data, como Barretos e Santos.
REDES SOCIAIS