O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liberou a aeronave presidencial para resgatar os brasileiros em Gaza. O avião decolou na tarde desta quinta-feira (12), em Brasília. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião tem capacidade para até 40 passageiros.
Leia mais: Linhas do Metrô de SP voltam a operar após protesto de funcionários
O avião modelo VC-2 fará uma parada técnica em Cabo Verde. Em seguida, por volta das 11h (horário de Brasília) desta sexta (13), pousará em Roma, na Itália.
O Brasil foi o primeiro país a iniciar o processo de repatriação e esta já é a operação mais ágil dos últimos anos. Sob comando do presidente Lula, @govbr e @fab_oficial, 494 brasileiros já foram repatriados desde o início do conflito entre Israel e Hamas.https://t.co/BbABvtL4VZ
— Presidência da República do Brasil (@presidencia_BR) October 12, 2023
A aeronave permanecerá na capital italiana até obter autorização para prosseguir ao Egito. A aeronave é a primeira disponibilizada pelo governo para a repatriação de nacionais que estão na Faixa de Gaza, território palestino na fronteira com o Egito e Israel.
O plano do governo para a retirada de brasileiros na área de conflito é conduzi-los para fora de Gaza por meio da fronteira com o Egito.
Leia também: Israelenses matam pai e filho palestinos durante funeral na Cisjordânia
REDES SOCIAIS