As forças armadas de Israel emitiram na última quinta-feira (12) um aviso para que todos os moradores da Cidade de Gaza deixem suas casas em até 24 horas. Segundo o comunicado, as operações militares se intensificarão na região.
O texto também aponta que os residentes da região devem ir para Wadi Gaza - área localizada na porção sul da Faixa de Gaza e declarada reserva natural pela Autoridade de Qualidade Ambiental da Autoridade Palestina - e só devem retornar às suas residências mediante a outro aviso.
"Essa evacuação é para a sua própria segurança", ressalta a nota. Ainda de acordo com os israelenses, os integrantes do grupo armado Hamas "estão escondidos na Cidade de Gaza, dentro de túneis que ficam abaixo de casas e dentro de prédios lotados de cidadãos inocentes".
Há seis dias, o Hamas deflagrou ataques em Israel. Com isso, o conflito entre israelenses e palestinos – que acontece há décadas – observou uma escalada na violência que já dura quase uma semana.
Leia mais: Lula conversa com o presidente de Israel e pede corredor humanitário
Alexandre de Moraes vota a favor da condenação de outros oito réus pelo 8 de janeiro
Veja o comunicado na íntegra:
"As Forças de Defesa de Israel apelam que todos os cidadãos da Cidade de Gaza evacuem suas casas em direção ao sul, para sua própria segurança e proteção, e se mudem para a área sul de Wadi Gaza, como mostrado no mapa.
A organização terrorista Hamas travou uma guerra contra o Estado de Israel e a Cidade de Gaza é uma área onde operações militares acontecem. Essa evacuação é para a sua própria segurança.
Você poderá retornar para a Cidade de Gaza apenas quando outro pronunciamento permitir que isso seja feito. Não se aproxime da área da cerca de segurança com o Estado de Israel.
Os terroristas do Hamas estão escondidos na Cidade de Gaza, dentro de túneis que ficam abaixo de casas e dentro de prédios lotados de cidadãos inocentes de Gaza.
Cidadãos da Cidade de Gaza, evacue para o sul para a sua própria segurança e a segurança de seus familiares, e se distancie dos terroristas do Hamas, que estão te usando como um escudo humano.
Nos próximos dias, as Forças de Defesa de Israel continuarão com operações significativas na Cidade de Gaza, com esforços extensivos para evitar ferir civis."
REDES SOCIAIS