Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Agência Brasil
Reprodução/Agência Brasil

O terceiro avião com brasileiros resgatados de Israel chegou nesta sexta-feira (13), às 11h30, na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo. O voo, com 69 repatriados, havia pousado mais cedo em Recife, onde cinco passageiros realizaram o desembarque.

A chegada foi marcada por choro e abraços entre parentes, além de uma salva de palmas. Na imagem de capa, registrada pela Agência Brasil, está o encontro entre o estudante Rafael Graicer e a família, que por pouco não foi para a rave Universo Paralello. No local do festival, mais de 260 pessoas foram mortas em meio ao conflito entre Israel e o Hamas.

“Uns dias antes ele me disse: ‘pai, eu vou em uma festa. Tem uma turma de brasileiros bem grande, mais de 100 pessoas. E eles iriam à festa. No sábado de manhã, ele ligou e me acordou dizendo: ‘eu não fui na festa’. Eu nem sabia o que estava acontecendo. E ele me falou para ligar a TV para ver o que estava ocorrendo”, relata o pai Luciano Graicer.

No início desta tarde, o quarto voo decolou de Tel Aviv com 207 passageiros, com previsão de chegada ao Rio de Janeiro no início da madrugada deste sábado (14).

Segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores, haverá um voo adicional saindo de Tel Aviv no sábado (14). No momento, novos voos de repatriação são avaliados.

O Itamaraty ainda esclarece que que os candidatos à repatriação estão sendo acomodados conforme critérios de prioridade. “O Ministério das Relações Exteriores reitera a orientação no sentido de todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion”, diz comunicado do órgão.

Resgate na Faixa de Gaza

O governo brasileiro identificou que cerca de 20 brasileiros, sendo a maioria mulheres e crianças, desejam ser retirados da Faixa de Gaza. Parte dos interessados permanece reunida em uma escola local e aguardam evacuação para o sul, que está sendo viabilizada pelo Escritório de Representação do Brasil em Ramala. A Embaixada em Tel Aviv solicitou formalmente ao Governo de Israel que não bombardeie a escola.

Leia também: Israel bombardeia cidades na fronteira com o Líbano e aumenta tensão de que Hezbollah entre na guerra

A outra parte do grupo estaria na cidade de Khan Younes, para onde muitas pessoas se deslocaram após o alerta de evacuação emitido na quinta-feira (12) pelas Forças de Defesa de Israel.

O escritório contratou veículos para transporte dos brasileiros até a fronteira egípcia para que "tão logo seja possível a passagem por Rafah", município que liga Gaza ao Egito. Uma aeronave VC-2 (Embraer 190) aguarda autorização das autoridades egípcias no Aeroporto de Roma, na Itália.

Quase 500 brasileiros repatriados

A “Operação Voltando em Paz” já foi responsável pelo retorno seguro de 494 passageiros. A primeira aeronave, que chegou na última quarta (11), trouxe ao Brasil 211 pessoas, enquanto a segunda, que teve o desembarque na quinta (12), trouxe 214 passageiros a bordo.

Leia também: Governo anuncia envio de 149 brigadistas para combater incêndios florestais no Amazonas