O terceiro avião com brasileiros resgatados de Israel chegou nesta sexta-feira (13), às 11h30, na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo. O voo, com 69 repatriados, havia pousado mais cedo em Recife, onde cinco passageiros realizaram o desembarque.
A chegada foi marcada por choro e abraços entre parentes, além de uma salva de palmas. Na imagem de capa, registrada pela Agência Brasil, está o encontro entre o estudante Rafael Graicer e a família, que por pouco não foi para a rave Universo Paralello. No local do festival, mais de 260 pessoas foram mortas em meio ao conflito entre Israel e o Hamas.
“Uns dias antes ele me disse: ‘pai, eu vou em uma festa. Tem uma turma de brasileiros bem grande, mais de 100 pessoas. E eles iriam à festa. No sábado de manhã, ele ligou e me acordou dizendo: ‘eu não fui na festa’. Eu nem sabia o que estava acontecendo. E ele me falou para ligar a TV para ver o que estava ocorrendo”, relata o pai Luciano Graicer.
#OperaçãoVoltandoEmPaz
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) October 13, 2023
Hoje (13/10), o KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB 2858) pousou na Base Aérea de Recife, às 06h07. A aeronave transporta 69 brasileiros repatriados, provenientes de Israel. 05 passageiros permanecerão na capital pernambucana. Em breve, a… pic.twitter.com/fzDcIqU310
No início desta tarde, o quarto voo decolou de Tel Aviv com 207 passageiros, com previsão de chegada ao Rio de Janeiro no início da madrugada deste sábado (14).
O quarto voo da operação Voltando em Paz já deixou Israel e está a caminho do Brasil, com 207 brasileiros resgatados. Deve chegar ao Rio de Janeiro às 2h30 deste sábado. pic.twitter.com/T5MODwJykE
— Itamaraty Brasil 🇧🇷 (@ItamaratyGovBr) October 13, 2023
Segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores, haverá um voo adicional saindo de Tel Aviv no sábado (14). No momento, novos voos de repatriação são avaliados.
O Itamaraty ainda esclarece que que os candidatos à repatriação estão sendo acomodados conforme critérios de prioridade. “O Ministério das Relações Exteriores reitera a orientação no sentido de todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion”, diz comunicado do órgão.
Resgate na Faixa de Gaza
O governo brasileiro identificou que cerca de 20 brasileiros, sendo a maioria mulheres e crianças, desejam ser retirados da Faixa de Gaza. Parte dos interessados permanece reunida em uma escola local e aguardam evacuação para o sul, que está sendo viabilizada pelo Escritório de Representação do Brasil em Ramala. A Embaixada em Tel Aviv solicitou formalmente ao Governo de Israel que não bombardeie a escola.
Leia também: Israel bombardeia cidades na fronteira com o Líbano e aumenta tensão de que Hezbollah entre na guerra
A outra parte do grupo estaria na cidade de Khan Younes, para onde muitas pessoas se deslocaram após o alerta de evacuação emitido na quinta-feira (12) pelas Forças de Defesa de Israel.
O escritório contratou veículos para transporte dos brasileiros até a fronteira egípcia para que "tão logo seja possível a passagem por Rafah", município que liga Gaza ao Egito. Uma aeronave VC-2 (Embraer 190) aguarda autorização das autoridades egípcias no Aeroporto de Roma, na Itália.
Quase 500 brasileiros repatriados
A “Operação Voltando em Paz” já foi responsável pelo retorno seguro de 494 passageiros. A primeira aeronave, que chegou na última quarta (11), trouxe ao Brasil 211 pessoas, enquanto a segunda, que teve o desembarque na quinta (12), trouxe 214 passageiros a bordo.
Leia também: Governo anuncia envio de 149 brigadistas para combater incêndios florestais no Amazonas
REDES SOCIAIS