Governo diz que subiu para 32 o número de brasileiros que esperam repatriação em Gaza
Até o momento, 916 brasileiros já foram repatriados por conta da guerra
15/10/2023 20h49
Subiu para 32 o número de brasileiros que estão abrigados nas cidades de Rafah e Khan Yunis, na região da Faixa de Gaza. Eles aguardam autorização do governo do Egito para cruzar a fronteira e ir ao aeroporto do Cairo. Até então, o grupo somava 28 pessoas.
Do aeroporto, eles serão trazidos ao Brasil por meio da aeronave da Presidência da República, o avião VC-2, que tem capacidade para até 40 passageiros. Do grupo, a maioria são mulheres e crianças, e seis são homens.
Segundo informações do Planalto, das 32 pessoas que aguardam resgate, 16 (quatro homens, quatro mulheres e oito crianças) foram deslocadas para Rafah. O grupo passou a noite em um imóvel alugado pelo Itamaraty.
Elas estavam na Cidade de Gaza, onde se abrigaram em uma escola que fica na periferia da capital, ao sul — durante os primeiros dias da ofensiva de Israel.
Já as outras 16 pessoas (dois homens, cinco mulheres e nove crianças) moram em Khan Yunis e esperam a liberação em suas casas.
O grupo é composto por 22 brasileiros, sete palestinos portadores de Registro Nacional de Imigração (RNM) e mais três palestinos parentes próximos.
O avião VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República foi deslocado e aterrissou em Roma, na Itália, às 10h25 desta sexta-feira (dia 13), no horário local. A aeronave espera uma autorização do Egito para o embarque ao Brasil.
O quinto voo com brasileiros repatriados de Israel chegou ao Rio de Janeiro na madrugada deste domingo (15), com 215 passageiros.
O resgate faz parte da Operação Voltando em Paz, realizada pelo governo federal. Com os passageiros mais recentes, subiu para 916 o número de pessoas repatriadas por conta da guerra. Todos estavam em Israel.
REDES SOCIAIS