O ministro Fernando Haddad (Fazenda) afirmou nesta quinta-feira (19) que uma eventual vitória de Javier Milei na eleição presidencial argentina preocupa o governo brasileiro. O político é o representante da extrema-direita e lidera as pesquisas de intenção de voto.
"É natural que eu esteja (preocupado). Uma pessoa que tem como uma bandeira romper com o Brasil, uma relação construída ao longo de séculos, preocupa. É natural isso. Preocuparia qualquer um... Porque em geral nas relações internacionais você não ideologiza a relação", disse Haddad em entrevista à agência Reuters.
Milei é economista e é natural de Buenos Aires. Em agosto, venceu as primárias em seu partido, uma eleição preliminar para definir os candidatos.
O ministro brasileiro ainda afirmou que um presidente “não se transpõe para as relações internacionais as questões internas”.
Leia também: PF prende quatro policiais civis por tráfico de drogas
"É um vizinho do Brasil, principal parceiro na América do Sul. Então preocupa quando um candidato diz que vai romper com o Brasil. Você fez o quê para merecer esse tipo de tratamento", completou.
A votação na Argentina acontecerá no próximo domingo (22).
REDES SOCIAIS