O Ministério das Relações Exteriores emitiu um comunicado nesta sexta-feira (20) afirmando que não há mais voos previstos para o deslocamento de brasileiros em Israel.
“Tendo em conta as condições locais atuais e a operação regular do aeroporto de Ben Gurion, não se preveem voos adicionais para brasileiros em Israel”, destacou o comunicado do Itamaraty.
Ainda segundo o órgão, o sétimo voo de repatriação de brasileiros decolou nesta sexta de Tel Aviv, em Israel, com 69 passageiros e nove animais de estimação. A lista ainda inclui três bolivianas, duas menores de idade e sua mãe, após pedido do governo da Bolívia. O voo deve pousar no Rio de Janeiro na tarde de sábado (21).
O Ministério informou também que, atualmente, não há outros estrangeiros interessados em se deslocar ao Brasil e que as cidadãs bolivianas foram incluídas no voo após constatado o não comparecimento de passageiros brasileiros.
Dando seguimento à operação “Voltando em Paz”, o sétimo voo de repatriação partindo de Tel Aviv decolou hoje, com 69 passageiros e 9 pets. A previsão de pouso da aeronave KC-390 Millennium é para a tarde deste sábado (21/10), no Rio de Janeiro (RJ). pic.twitter.com/cAyCNKLFmq
— Itamaraty Brasil 🇧🇷 (@ItamaratyGovBr) October 20, 2023
Outros voos aguardados
O oitavo voo de repatriação deve partir de Israel no domingo (22).
#OperaçãoVoltandoEmPaz
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) October 20, 2023
O Governo Federal, por meio da Força Aérea Brasileira, realiza mais uma etapa da Operação Voltando em Paz.
A aeronave KC-390 Millenium da Força Aérea Brasileira (FAB 2854) pousou hoje (20/10) em Tel Aviv (Israel), às 15h30 (horário local, 09h30 no… pic.twitter.com/zX22PqGB5k
Na Faixa de Gaza, um grupo de cerca de 30 brasileiros aguarda para ser retirado da região, nas localidades de Khan Younis e Rafah, próximas à fronteira com o Egito.
Leia também: Ônibus que levava atletas sub-14 do Vasco pega fogo a caminho do Rio de Janeiro
O governo, por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, permanece em contato constante com o grupo, provendo informações e itens de primeira necessidade. Além disso, veículos contratados pelo Itamaraty seguem de prontidão, aguardando a abertura da passagem de Rafah.
“O Brasil continua reiterando gestões, em alto nível, com vistas a viabilizar a entrada dos brasileiros no Egito. Aeronave utilizada pela Presidência da República permanece no Cairo, aguardando autorização para resgatar os brasileiros procedentes da Faixa de Gaza”, completou o Ministério.
Orientações do Itamaraty
Embora não haja mais voos previstos até o momento, a orientação do governo brasileiro permanece a mesma, a de que “todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion, que segue operando”.
O Ministério também desaconselha quaisquer deslocamentos não essenciais para a região.
REDES SOCIAIS