O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) vetou neste sábado (21) o projeto de lei que isentava o pagamento doo IPVA para proprietários de veículos elétricos no estado de São Paulo. A proposta tinha sido aprovada na Alesp e tinha como objetivo o incentivo de carros menos poluentes.
De acordo com o governador, o veto aconteceu pelo projeto estar “em descompasso com o vigor da produção do etanol e com as perspectivas de utilização do biometano produzido no Estado".
Em contrapartida, Tarcísio enviou a Alesp a proposta de isenção para veículos a hidrogênio e híbridos com motor elétrico ou com motor a combustão que utilize alternativa ou exclusivamente etanol. O projeto foi enviado em caráter de urgência, podendo pular as votações nas comissões.
A proposta do chefe do Executivo também inclui a isenção de IPVA para ônibus ou caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio ou a biometano entre 2024 e 2028.
Leia também: Armas roubadas do Exército iriam para facções criminosas, diz secretário de SP
Caso seja aprovada, a lei valeria para os anos de 2024 e 2025 para automóveis que custem até R$ 250 mil. Depois, esses modelos passarão a pagar gradualmente imposto de 1% a 4% entre 2026 e 2029.
REDES SOCIAIS