Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/X
Reprodução/X

O jovem de 16 anos preso por atirar contra alunos na Escola Estadual Sapopemba, localizada na zona leste de São Paulo, informou que cometeu o ato para revidar o bullying e a homofobia que sofria. A informação foi confirmada por seu advogado Antonio Edio.

O ataque deixou uma pessoa morta e outras três feridas na manhã desta segunda-feira (23).

“Ele me narrou que, não aguentando mais essa situação de homofobia que sofria na escola, resolveu pegar uma arma de fogo que estava na casa do pai dele. Arma que pegou escondido e sem a ciência do pai. Ele veio para a casa da mãe, sem que a mãe tivesse conhecimento. Cedo foi para escola e fez isso”, relatou o advogado.

Ainda de acordo com Edio, o jovem sofria bullying e as agressões aumentaram após usar roupas femininas. Inclusive, no mês de abril, a mãe dele chegou a registrar um Boletim de Ocorrência por conta dos ataques na escola.

Leia também: Lula se encontra com cantor Roger Waters no Palácio do Planalto

Por fim, informou que o aluno não tinha como objetivo atingir a estudante morta, pois ela não praticava bullying contra ele.

De acordo com a Polícia, a arma está registrada e regularizada. O pai está sendo procurado.

Em nota oficial, o Governo do Estado de São Paulo se solidariza com as famílias das vítimas e esclarece que, nesse momento, "a prioridade é o atendimento às vítimas e apoio psicológico aos alunos, profissionais da educação e familiares". Em publicação no X, Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador do estado de São Paulo, ressalta que: “Estamos consternados com mais um terrível ataque nas nossas escolas”.

Caso enfrente um momento difícil, procure ajuda no Centro de Valorização da Vida (CVV): 188. Ameaças e ataques a escolas podem ser denunciados pelo Disque 100 e pelos canais da Operação Escola Segura na internet e pelo WhatsApp: (61) 99611-0100.

Leia também: Documentário sobre cineasta brasileira Lenita Perroy faz sua première mundial em São Paulo