O Roda Viva recebe o ministro Paulo Pimenta (PT) nesta segunda-feira (23).
Eduardo Scolese, editor de política da Folha de S.Paulo, relembra que durante a campanha eleitoral Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse várias vezes que não seria candidato à reeleição ao cargo da presidência. Segundo o jornalista, no período de transição o petista teria começado a mudar de ideia e hoje declara abertamente esse desejo. Por fim, Scolese questiona qual a justificativa dessa "mudança brusca" de interesses.
"Eu acho que muitas vezes as manifestações que a gente faz na política são fruto do momento, da circunstância, da análise de um cenário que a gente está vivendo", afirma Pimenta.
Na sequência, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República destaca sobre a possível reeleição de Lula:
"Acredito que o presidente não tem uma decisão a respeito disso [de ser candidato à reeleição]. Eu espero que ele trabalhe com essa hipótese, porque eu gostaria muito e quero que ele seja candidato. Não vejo outro nome que reúna mais condições de continuar cumprindo esse papel".
Após pontuar aspectos que ele considera positivos na gestão de Lula, o ministro comenta:
"Acho que a conjuntura na política sempre cria situações e fatos novos. E espero que o presidente possa, de fato, considerar essa hipótese e que num momento, lá na frente, quando essa decisão tiver que ser anunciada seja anunciada para aquilo que for melhor para o Brasil naquele momento", finaliza Pimenta.
Leia também: Paulo Pimenta explica por que o Brasil não denomina o Hamas como organização terrorista
Assista ao programa na íntegra:
A bancada de entrevistadores conta com Eduardo Scolese, editor de política da Folha de S.Paulo, Jussara Soares, analista de política da CNN Brasil, Simone Iglesias, repórter de governo da Bloomberg no Brasil, Jeniffer Gularte, repórter do jornal O Globo em Brasília, e Guilherme Waltenberg, editor-sênior do Poder360. Também participa o cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
REDES SOCIAIS