O Conselho de Segurança das Nações Unidas irá se reunir nesta terça-feira (24), em Nova York, nos Estados Unidos, para discutir o conflito entre Israel e Hamas.
A situação, que teve início no dia 7 de outubro quando o grupo começou uma série de ataques contra o país, causou inúmeras mortes. Segundo dados divulgados pelos governos e demais autoridades locais, o número se aproxima dos 6,5 mil. No total, são pouco mais de 5.087 palestinos e aproximadamente 1.403 vítimas israelenses.
Leia também: Ministro abordou guerra no Oriente Médio e indicações de Lula no Roda Viva; confira
O encontro, que é chamado de Debate de Alto Nível, será comandado por Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, já que o Brasil preside o conselho de forma temporária durante o mês de outubro.
Na semana passada, o governo brasileiro tentou aprovar uma resolução que, entre outros pontos, previa a abertura de um corredor humanitário na fronteira entre Gaza e o Egito.
O texto obteve o apoio de 12 dos 15 membros do conselho, mas foi vetado pelos EUA - por ter direito ao chamado assento permanente, o país tem o poder de veto. Como justificativa, eles apontaram que o texto não deixava claro o poder de autodefesa de Israel.
Leia também: Depois de três semanas, Lula volta a trabalhar no Palácio do Planalto
REDES SOCIAIS