O mês de novembro se inicia na próxima quarta-feira (1º) e junto com ele chegam três feriados importantes, sendo dois deles prolongados. Além disso, o mês também é marcado pela campanha “Novembro Azul”, que visa conscientizar e estimular o debate sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O primeiro feriado, o Dia de Finados, está marcado para próxima quinta-feira (2). Também conhecido como Dia dos Mortos, a data é reservada para prestar homenagens a entes já falecidos. Bastante importante no calendário da Igreja Católica, a celebração costuma ser marcada por cemitérios lotados, com orações, reflexões e oferta de flores aos que já se foram.
O segundo feriado nacional será dia 15 de novembro, em uma quarta-feira, em que se celebra o Dia da Proclamação da República. A data relembra quando, em 1889, as tropas militares comandadas por Marechal Deodoro da Fonseca proclamaram um sistema republicano no Brasil. Por meio do ato, Deodoro se tornou o primeiro presidente do país, pondo fim na Monarquia Constitucional Parlamentar.
Já o Dia Nacional da Consciência Negra acontece no dia 20. A data, que propõe gerar reflexões sobre o racismo estrutural vigente no país, é considerada feriado em alguns estados e cidades brasileiras. Por lei, a data é feriado em todos os municípios de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.
Leia também: Enem: inscritos em locais de prova a mais de 30 km de casa poderão realizar prova em dezembro
Veja abaixo outras datas comemorativas de novembro:
9 de Novembro: Dia da Bandeira;
14 de Novembro: Dia do Bandeirante e Dia mundial da Alfabetização;
21 de novembro: Dia de Nossa Senhora da Apresentação (feriado municipal em Natal-RN);
24 de novembro: Black Friday;
27 de Novembro: Dia Nacional do Combate ao Câncer.
Leia também: Seis capitais registram aumento de casos de Covid-19
REDES SOCIAIS