O Roda Viva recebe o governador Helder Barbalho (MDB) nesta segunda-feira (13).
A apresentadora Vera Magalhães inicia o programa questionando quais são as principais ações que o Governo do Pará pretende executar para sediar a Conferência do Clima da ONU (COP-30), em 2025. Além disso, a jornalista indaga o governador se o evento poderá trazer um legado para a capital paraense e para o próprio estado.
“É uma grande oportunidade. Nós temos um desafio, mas poder sediar o mais importante evento de discussões climáticas pela primeira vez na floresta, na Amazônia, deve ser vista como uma agenda prioritária para colocar o Brasil no protagonismo da diplomacia ambiental e aproveitar para deixar legados”, destaca Helder Barbalho.
Segundo o governador, esse legado poderá ser realizado na infraestrutura para Belém, com possibilidade de implementar investimentos que possam deixar no pós-evento “soluções definitivas” para melhorar a qualidade de vida da população.
Helder Barbalho ainda falou sobre os desafios de receber governantes, diplomatas e povos tradicionais e visitantes na COP-30. Ao todo, ele afirma que são estimadas 187 delegações e 50 a 70 mil visitantes na região durante o evento.
“Para isso nós contratamos a Fundação Getúlio Vargas para fazer um diagnóstico. A partir daí, apresentar soluções que passam por legado de infraestrutura e por soluções na questão da hotelaria. [...] Nós estamos buscando soluções de investimentos para reformular as operações atuais da rede hoteleira, ampliar a oferta de quartos e identificar os perfis de demanda”, afirma o governador.
Assista ao programa na íntegra:
Participam da bancada de entrevistadores Eduardo Belo, editor de Brasil do jornal Valor Econômico; Joelmir Tavares, repórter de política da Folha de S. Paulo; Laís Duarte, repórter da TV Cultura; Malu Delgado, chefe de reportagem da plataforma Sumaúma - Jornalismo do Centro Mundo e Pedro Venceslau, analista de política da CNN Brasil.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
REDES SOCIAIS