Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, a TV Cultura exibe uma programação especial dedicada à data.

Entre as atrações estão a estreia do documentário inédito “O Panteão das Memórias Negras” e edições especiais de programas da emissora, como o Estação Livre que recebe Rael, Fabiana Cozza, Manoel Soares e a ativista Simone Nascimento.

Também integrará a grade semanal o Roda Viva com Margareth Menezes, o Provoca com o ator Clayton Nascimento e o Persona que irá homenagear Augusto Pompeo.

Confira abaixo os destaques:

Sexta-feira (17/11)

Estação Livre

Toda semana o Estação Livre discute a negritude e assuntos diversos sob a perspectiva do povo preto. Nesta sexta, o programa celebra o Dia da Consciência Negra com muita música e bate-papo. Se apresentam no palco do programa a cantora Fabiana Cozza e o cantor e compositor Rael.

O jornalista e apresentador Manoel Soares e Simone Nascimento, codeputada e ativista do Movimento Negro Unificado, também marcam presença na atração. Com apresentação de Cris Guterres, irá ao ar às 22h.

Leia também: Com baixo volume de doadores e feriados consecutivos, bancos de sangue pedem doações em SP

Domingo (19/11)

Persona

Atílio Bari e Chris Maksud conversam com o ator Augusto Pompeo. A edição, que vai ao ar às 21h, faz uma homenagem à vida e obra do artista, que relembra os principais momentos de sua trajetória.

O Panteão das Memórias Negras

O documentário oferece um amplo panorama histórico do vínculo da República Francesa com seus componentes negros e afrocaribenhos, desde os primórdios da abolição da escravidão até os dias de hoje, por meio de uma entrevista com a antiga guarda dos selos Christiane Taubira, autora da lei que reconhece a escravidão como um crime contra a humanidade.

A produção, que será exibida às 23h, recolhe testemunhos de historiadores, sociólogos, personalidades políticas e da sociedade civil, mas também de artistas e intelectuais.

Segunda-feira (20/11)

Roda Viva

Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva desta segunda recebe a cantora Margareth Menezes, atual ministra da Cultura, a partir das 22h. Esse é o primeiro cargo público da artista baiana, mas a trajetória dela é permeada de projetos sociais no país com a maior população negra do mundo fora do continente africano.

Também foi eleita como uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo na lista da Most Influential People of African Descent. Na entrevista, ela irá falar sobre quais ações a pasta tem implementado, dificuldades que tem encontrado e muito mais.

Leia também: Governador do Pará falou sobre COP 30, Marco Temporal e muito mais no Roda Viva; veja os principais pontos

Terça-feira (21/11)

Provoca

Marcelo Tas entrevista o ator Clayton Nascimento nesta terça às 22h. Entre muitos assuntos, ele fala sobre seu monólogo que está em cartaz, “Macacos”. A peça expõe, debate e retrata o racismo e a história do Brasil. O nome foi escolhido depois do episódio de racismo sofrido pelo goleiro Aranha, que foi chamado de macaco por torcedores rivais.