O Ministério da Fazenda promove nesta quarta-feira (22) o “Dia D — Mutirão Desenrola”. A pasta também atualizou para até R$ 20 mil o valor das dívidas que podem ser renegociadas por meio do Desenrola Brasil, programa do Governo Federal que possibilita a renegociação das pendências.
A ação de hoje, deflagrada em conjunto com bancos e diversos outros credores, vai renegociar débitos e ampliar o alcance da iniciativa. A intenção é reduzir o número de endividados no país e melhorar as chances dos brasileiros com CPF negativado de limparem seu nome.
De acordo com o ministério, os bancos devem aumentar seu horário de atendimento em parte de seus estabelecimentos. Os descontos médios são de 83%, mas podem chegar a 99%. Há, também, a possibilidade de se fechar um negócio sem uma entrada imediata, necessariamente.
Leia mais: Senado vota PEC que pode limitar os poderes do STF nesta quarta-feira (22)
Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 13 mil mortos, aponta embaixada palestina
Na última terça-feira (21), Fernando Haddad (PT) afirmou que 7 milhões de pessoas conseguiram quitar suas dívidas desde o início do Desenrola.
"Temos cerca de 1 milhão de brasileiros de baixa renda, outros 2 milhões de brasileiros que conseguiram na plataforma e temos outros 4 milhões de brasileiros que conseguiram junto com a rede bancária na primeira fase do programa", disse o ministro.
No último dia 6, a pasta apontou que o programa ajudou a renegociar mais de R$ 22,5 bilhões desde o seu início, ainda em julho.
Quando a segunda fase do programa foi iniciada, já haviam sido renegociadas aproximadamente 60 milhões de dívidas. No total, a expectativa é de que a iniciativa beneficie até 32 milhões de pessoas.
REDES SOCIAIS