Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral divulgados na manhã desta quarta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a taxa de desemprego caiu em três estados no terceiro trimestre de 2023.
Enquanto Acre (de 9,3% para 6,2%), Maranhão (de 8,8% para 6,7%) e São Paulo (de 7,8% para 7,1%) observaram queda, Roraima (de 5,1% para 7,6%) registrou um aumento. As outras 23 unidades federativas, no entanto, ficaram com a taxa de desocupação estável no período observado.
Leia mais: Senacon obriga a distribuição gratuita de água em eventos no calor
Fávaro é exonerado do Ministério da Agricultura para poder participar de votações no Senado
Segundo o IBGE, a taxa de desemprego do país ficou em 7,7% no trimestre terminado em setembro. Essa é a porcentagem mais baixa registrada no Brasil desde setembro de 2015. Em números absolutos, o desemprego atingia 8,3 milhões de brasileiros entre julho e setembro de 2023, cerca de 100 mil a menos em comparação ao trimestre imediatamente anterior.
Ainda de acordo com o instituto, o número de trabalhadores ocupados no país chegou a 99,8 milhões no período destacado. O número em questão é o maior já observado em toda a série histórica, iniciada no primeiro trimestre de 2012.
REDES SOCIAIS