O Hamas vai libertar 13 reféns, entre mulheres e crianças, na manhã desta sexta-feira (24), de acordo com o Catar, que participa de negociações entre o grupo armado e Israel. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22).
Esta é a primeira leva dos cerca de 50 reféns que serão soltos, segundo o acordo fechado por Israel e o Hamas nessa quarta-feira (22). Além disso, o cessar-fogo nos bombardeios de ambas as partes começará por volta das 7h desta sexta no horário local (2h no horário de Brasília) e durará quatro dias. Já a libertação dos reféns ocorrerá mais tarde, às 16h no horário local (11h no horário de Brasília).
Leia também: Federação Paulista confirma final da Copinha no estádio do Pacaembu
Brasileira que quase abandonou jiu-jitsu se torna a terceira melhor lutadora do mundo
O Catar explicou que não dará detalhes da rota que os reféns farão, mas afirmou que a ONG Cruz Vermelha vai coordenar a operação. De acordo com o porta-voz do governo catariano, Majed Al-Ansari, o primeiro grupo de reféns libertados serão mulheres civis e crianças, que estão sob poder do Hamas desde o dia 7 de outubro.
Israel confirmou o anúncio feito pelo Catar e disse já ter recebido a lista de reféns que serão soltos. Até o momento, o governo israelense afirmou que estava em contato com parentes antes de anunciar os nomes da primeira lista.
O Hamas, por sua vez, também confirmou que fará a libertação dos reféns e afirmou que fará uma pausa nos lançamentos de foguetes contra Israel no período da trégua. Al-Ansari disse esperar que a pausa aconteça tanto no norte quanto no sul da Faixa de Gaza.
Pelo acordo feito entre Hamas e Israel, com intermediação dos Estados Unidos, o grupo armado vai libertar 50 reféns em grupos e a cada 24 horas. Em troca, Israel se comprometeu a soltar 150 palestinos que estão em prisões israelenses.
REDES SOCIAIS