O Roda Viva desta segunda-feira (27) recebe o o economista Fabio Giambiagi, brasileiro criado na Argentina e especialista em finanças públicas, para falar sobre a eleição de Javier Milei.
Logo no início do programa, o economista faz uma análise de declarações e posicionamentos de Milei ao longo da campanha presidencial. Na visão dele, o presidente eleito pode até ser economista, mas não entende de finanças públicas. Prova disso, são algumas declarações após vencer o pleito.
“Ele [Milei] falou três coisas que beiram o inacreditável no sentido de desconhecimento da realidade. A primeira foi de cortes de 15% do PIB. Isso é impossível. É como se uma pessoa que pesa 100kg dissesse que vai fazer regime e, em três semanas, pesasse 40kg. Isso não existe. O segundo, ele falou que o pagamento do 13º do funcionalismo público estaria em questão. Isso seria o paraíso dos advogados, já que vai contra o direito do trabalhador”, afirma.
O terceiro ponto, que na avaliação de Giambiagi é uma “atrocidade absoluta”, é a fala sobre zerar o investimento público no próximo mês de janeiro. Tecnicamente, é impossível, já que o governo possui inúmeros contratos.
Leia também: Pondé sobre indicação de Dino ao STF: "Lula virou as costas para a demanda de representatividade"
“Aquilo que ele não aprendeu em 30 anos, terá que aprender em 15 dias. Seria melhor ele ter se preparado um pouco mais”, finaliza.
Assista ao programa completa:
A bancada de entrevistadores é formada por Alberto Gaspar, apresentador do programa Legião Estrangeira, Eleonora Gosman, correspondente do Perfil, Luciana Dyniewicz, repórter do Estadão, Leda Balbino, editora do Jornal O Globo, e Sergio Lamucci, editor-Executivo do Valor Econômico.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar toda segunda-feira ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
Leia também: Greve unificada em SP: prefeitura suspende rodízio de veículos nesta terça (28)
REDES SOCIAIS