O Roda Viva desta segunda-feira (27) discute a vitória de Javier Milei na Argentina. A posse do novo presidente será no dia 10 de dezembro, mas as polêmicas com o Brasil já começaram.
Para responder todas questões sobre o tema, o programa recebe o economista Fabio Giambiagi, brasileiro criado na Argentina e especialista em finanças públicas.
No programa, o economista responde sobre a personalidade de Milei. Alberto Gaspar questiona se o presidente eleito adotou um ‘personagem’ ou se ele acredita nos discursos mais radicais que realizou durante a campanha.
“Ele exibe alguns traços notórios de desequilíbrio emocional. Na pandemia, eu assisti pelo menos 500 vídeos no Youtube sobre o Milei, tem quantidade vezes em que ele acaba aos berros. Dava a impressão de que ele acreditava nessas coisas, ele tem uma técnica de ser entrevistado e inverter a pergunta para o entrevistador”, diz.
“Até agora, eu acreditava que ele acreditava nisso, mas com os passos que ele vem seguindo depois da eleição, caminhando na direção de uma evidente moderação, pode sinalizar que o meu entendimento estava errado, ele criou um personagem de teatro e deu super certo. Ele, sozinho, destruiu um sistema político de 70 anos”, acrescenta.
A bancada de entrevistadores será formada por Alberto Gaspar, apresentador do programa Legião Estrangeira, Eleonora Gosman, correspondente do Perfil, Luciana Dyniewicz, repórter do Estadão, Leda Balbino, editora do Jornal O Globo, e Sergio Lamucci, editor-Executivo do Valor Econômico.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
REDES SOCIAIS