Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Silvia Gomide
Silvia Gomide

A Câmara dos Deputados aprovou na sessão da última quarta-feira (29) um projeto de lei (PL) que torna o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra um feriado nacional.

O PL foi aprovado pelo Senado Federal em 2021. Ou seja, o texto segue para o presidente da República e só depende da sanção de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ser validado.

Em 2011, o Congresso Nacional aprovou a instituição da comemoração da data, marcada pela morte de Zumbi dos Palmares. Os parlamentares, no entanto, decidiram não a transformar em um feriado nacional na ocasião.

Leia mais: Israel e Hamas chegam a acordo para estender o período de cessar-fogo

Receita Federal libera lote residual de restituição do Imposto de Renda nesta quinta (30)

Relatora da ação na Casa, Reginete Bispo (PT-RS) disse que a aprovação da proposta em questão marca um momento histórico para o Brasil.

"O 20 de novembro não é somente um feriado, aqui é rememorar os quase quatro séculos de luta contra a escravidão neste país. É rememorar a luta cotidiana das mulheres, da juventude negra deste país, que luta por justiça, por liberdade e por direitos. Ter o 20 de novembro como uma data que reverencia um herói negro, Zumbi dos Palmares, que lutou contra a escravidão, é reconhecer 60% do povo que estava inviabilizado e que pela primeira vez vai ter um feriado para celebrar a sua história, a sua memória", disse a deputada federal.