O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (4) Josué Gomes da Silva, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
William Castanho, editor-adjunto de economia da Folha de S.Paulo, relembra que em uma entrevista recente o presidente havia dito que a indústria precisaria de um "Plano Agro". Em seguida, ele questiona se esse plano seria um modelo de desenvolvimento visado pelo setor e o que se poderia esperar desse plano caso ele seja colocado em prática.
"O setor do agro é um setor admirável, nós todos aplaudimos. O agro saiu de 80 milhões de toneladas para as atuais 315 milhões de toneladas. E, me parece, que com esse plano que o governo está lançando agora de incorporar mais 40 milhões de hectares de áreas de pastos degradados em terras agriculturáveis, nós podemos chegar rapidamente a mais de 500 milhões de toneladas", afirma Josué.
O presidente ainda mencionou características que admira no setor:
"O Agro tem terra, tem sol, tem água, tem empresários espetaculares, tem tecnologia, mas tem tributação muito baixa e tem, neste ano, um 'plano agro' de 440 bilhões de reais. [...] Um 'Plano Produção' que nós defendemos, que é o equivalente a um 'Plano Safra' para a Indústria, ele precisa ser feito", enfatiza.
Leia também: Assaltante diz que negociou carro de luxo roubado do cantor Péricles por R$ 12 mil
Assista ao programa na íntegra:
A bancada de entrevistadores é formada por Raquel Balarin, diretora de redação do Infomoney, William Castanho, editor-adjunto de economia da Folha de S.Paulo, Denise Campos de Toledo, comentarista do Jornal da Gazeta, Thaís Herédia, analista de economia da CNN Brasil e Fernando Torres, editor-executivo do Valor Econômico.
O programa também conta com a participação do cartunista Luciano Veronezi, que em agosto passou a ocupar a cadeira eternizada por Paulo Caruso, falecido em março.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
Leia também: Festivais de Música de 2023: veja a programação do segundo semestre
REDES SOCIAIS