A revista Forbes divulgou nesta terça-feira (5) a lista das mulheres mais poderosas do mundo. O ranking, segundo o veículo, leva em conta quatro critérios: dinheiro, mídia, impacto e esferas de influência.
Na lista, aparecem nomes de mulheres na política, economia, tecnologia e até no mundo pop. Taylor Swift, Beyoncé, Kamala Harris, Ursula von der Leyen são alguns dos exemplos.
Segundo a Forbes, no caso de representantes políticas na lista, levou-se em conta o produto interno bruto (PIB) e as populações dos países em questão; e para as representantes da área de negócios foram avaliadas as receitas, as avaliações e o número de funcionários.
O Brasil aparece no levantamento uma vez. A representante é Tarciana Paula Gomes Medeiros, de 45 anos, e presidente e CEO do Banco do Brasil. Ela ocupa a 24ª posição. Veja ranking completo aqui.
O texto sobre a brasileira destaca sua atuação no Banco do Brasil desde 2000, antes mesmo de se tornar a presidente-executiva em janeiro de 2023. Além disso, cita a participação dela na Assembleia Geral das Nações Unidas de 2023.
Veja o top 5:
1 - Ursula von der Leyen:
Presidente da Comissão Europeia da União Europeia (UE) aparece no primeiro lugar da lista. Natural da Alemanha e moradora da Bélgica, ela foi a primeira mulher a presidir a comissão.
2 - Christine Lagarde
Ela é a atual presidente do Banco Central Europeu e também foi a primeira mulher a ocupar o cargo. Além disso, ela foi a primeira diretora mulher do Fundo Monetário Internacional (FMI), entre 2011 e 2019.
3 - Kamala Harris
Vice-presidente dos Estados Unidos. Kamala foi a primeira mulher, a primeira pessoa negra e a primeira sul-asiática-americana a se tornar vice-presidente dos EUA.
4 - Giorgia Meloni
Atual primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, foi a primeira mulher a ocupar o cargo no país.
5 - Taylor Swift
A cantora Taylor Swift, 33, ocupa a quinta posição na lista. A revista cita que a artista se tornou bilionária em outubro de 2023, graças ao sucesso da “The Eras Tour”.
REDES SOCIAIS