Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

 Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Universidade de São Paulo (USP) foi eleita a oitava universidade mais sustentável do mundo. O levantamento foi realizado pelo UI GreenMetric World University Ranking 2023, divulgado na durante a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-28), em Dubai.

“A USP subiu duas posições em relação ao ranking anterior. Nesta edição, das sete primeiras classificadas, seis são universidades europeias e uma é norte-americana”, diz a universidade.

Leia mais: Hunter Biden é acusado de envolvimento em um esquema de evasão fiscal

Nos critérios de avaliação no ranking incluem a coleta de informações básicas sobre o tamanho da universidade e seu perfil de zoneamento, se urbano, suburbano ou rural; o grau de espaço verde, o consumo de eletricidade em relação à pegada de carbono; transporte, uso de água, gestão de resíduos, infraestrutura de configuração, energia e mudanças climáticas e programas de educação e pesquisa, políticas, ações e comunicação na área de sustentabilidade ambiental.

Segundo a USP, o GreenMetric é uma rede global que reúne universidades de todo o mundo no desenvolvimento de projetos voltados à sustentabilidade ambiental nos próprios campi, na educação e pesquisas relacionadas ao tema e em ações promovidas junto à comunidade.

“Quanto mais perto do primeiro lugar chegamos, mais difícil fica, pois o ranking leva em conta desde o uso de energia, até recursos naturais, educação e pesquisa. Por isso, a equipe da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) fez um esforço muito grande de planejamento e acompanhamento de ações, buscando avançar no ranking”, afirma a superintendente de Gestão Ambiental da USP, Patricia Faga Iglecias Lemos.

Leia também: Estado de São Paulo elimina transmissão vertical do HIV

Nos primeiros lugares estão a Universidade de Wageningen (Holanda), a Universidade Nottingham Trent (Reino Unido) e a Umwelt-Campus Birkenfeld (Alemanha). Veja o top 10:

1. Universidade de Wageningen (Holanda)

2. Universidade Nottingham Trent (Reino Unido)

3. Umwelt-Campus Birkenfeld – Universidade de Ciências Sociais Aplicadas Trier (Alemanha)

4. Universidade Groningen (Holanda)

5. Universidade da Califórnia, Davis (Estados Unidos)

6. Universidade College Cork (Irlanda)

7. Universidade de Nottingham (Reino Unido)

8. Universidade de São Paulo (Brasil)

9. Universidade de Connecticut (Estados Unidos)

10. Universidade Bremen (Alemanha)

Na América Latina, depois da USP, aparecem a Universidad Autónoma de Nuevo León (México), na 16ª posição, e a Universidad del Rosario (Colômbia), na 32ª. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é a segunda brasileira mais bem posicionada, na 40ª posição.