A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pediu que os países desenvolvidos assumam a liderança num processo global para abandonar o uso do petróleo.
Leia mais: Equador apresenta texto na ONU pedindo solução entre Venezuela e Guiana
Marina discursou na manhã deste sábado (9) na plenária da COP28, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
“Se por um lado é clara a necessidade de que todos os países coloquem o pé no acelerador das energias renováveis, por outro, precisamos fazer inadiável e simultâneo esforço de países produtores e consumidores para tirar o pé do acelerador das energias fósseis. O esforço é de todos, mas os países desenvolvidos devem liderar este processo de desaceleração”, afirmou Marina.
O discurso de Marina faz parte dos esforços de negociação do governo brasileiro, que defende que os países ricos sejam os primeiros a cortar a produção e consumo do petróleo.
Segundo a lógica dos negociadores brasileiros e de outros países que defendem a mesma posição, as nações ricas foram as que historicamente mais emitiram gases do efeito estufa. Além disso, os ricos detém recursos e tecnologias que permitiram uma transição mais rápida para outras fontes de energia limpa.
Leia também: Segundo grupo de brasileiros deixa Gaza no avião da Força Aérea Brasileira
REDES SOCIAIS