Pesquisa da Câmara Brasileiro do Livro (CBL) mostrou que 84% da população adulta brasileira no Brasil não comprou um único livro no último ano. Os principais fatores são os altos preços, falta de livrarias e de tempo.
Além disso, parte da população do país passa muito tempo no celular. Serviços de streaming e redes sociais afastam muitos da leitura.
“O avanço todo das redes sociais, da internet, fez com que a gente tivesse uma comunicação muito mais picada, pulverizada, de atenção por muito pouco tempo”, explica Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação.
Leia também: "Para que haja cota é preciso que haja o estabelecimento de um prazo”, diz Gonet em sabatina
Apesar desse comportamento de consumo, a pesquisa aponta que seis em cada dez brasileiros consideram a leitura importante. Para quem não tem o costume, a dica é começar aos poucos, procurar lugares tranquilos e deixar os equipamentos eletrônicos de lado.
“Cria um espaço dentro da sua casa, seu cantinho da leitura ou parque, onde você vai ler, e ali você vai começar a exercitar, é algo que a gente precisa praticar”, afirma a escritora Talita Vinagre.
“A leitura ajuda tudo. Ela ajuda não só na parte mais séria da vida. Auxilia você ser um cidadão crítico, que não é enganado pela massa de mentiras, tipo fake news. Ajuda também a ser um profissional mais qualificado, porque você conhece melhor o mundo, uma pessoa que se conhece melhor, uma pessoa que tem o mundo dos afetos mais amplo”, finaliza Ribeiro.
Leia também: A24 lança primeiro trailer de "Guerra Civil", com Kirsten Dunst e Wagner Moura; veja
REDES SOCIAIS